terça-feira, 2 de abril de 2013

"Chá De Hibiscus"

No inverno podemos abusar dos chás quentes: ajudam a hidratar, alguns possuem propriedades medicinais, além de dar um sabor especial à dieta. O chá de hibiscus, por exemplo, lembra muito o sabor e aroma de frutas vermelhas, tem um gostinho levemente azedo, não amargo, e uma coloração avermelhada.
As flores e os botões de hibiscus são geralmente usados no preparo de chás, que deve ser assim:
Para cada litro de água começando a levantar as primeiras bolinhas, acrescente 2 colheres (sopa) de hibiscus Ou 2 sachês. Desligue o fogo, tampe, e deixe descansar por cerca de 2-3 minutos. Coe em seguida e evite voltar a aquecer para evitar perder os efeitos terapêuticos da planta.
O armazenamento prolongado do chá de hibiscus (e de qualquer outro) não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos.
O chá de hibiscus tem diversas propriedades, tais como: antioxidante, antiinflamatória, digestiva, diurética, além de ajudar no processo de emagrecimento como um todo, pois ajuda o organismo a eliminar toxinas (substâncias que dificultam o emagrecimento e retém líquidos). Obviamente que uma dieta para tal deve ser associada, a prática regular de atividade física mantida. Ele não fará milagre sozinho, ok?
Mas atente-se: O chá de hibisco é feito das flores e botões de Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins das casas, então leia atentamente o rótulo das embalagens, e aqueça seu inverno com um bom chá de hibiscus.