sábado, 8 de outubro de 2016

A Magia das Cores


O estudo e a prática das cores no nosso viver, sejam para a saúde ou para a vida diária, chama-se Cromoterapia. Ela é de origem grega (Kromos: cor e Teraphia: Terapia). Desde a antiguidade, do Oriente ao Ocidente, as cores foram utilizadas para alguma função. Usamos as cores para nos vestir, para pintar nossa casa, cabelos, etc. Portanto, podemos utilizar as cores a nosso favor de forma simples e coerente, para que possamos alcançar nosso bem-estar.
 AMARELO: É uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. O Amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. A pessoa que se veste com tecidos de cor amarela ou tem atração por essa cor possui confiança em seus próprios recursos e mostra que é sua inteligência que está predominando e não o emocional. 
 VERDE: É uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o. Enfim, a pessoa que veste verde ou se sente atraída por essa cor está ampla em sua alma, é receptiva, firme, simpática e procura ser equilibrada em seus pontos de vista.
VERMELHO: É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. É a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto estima. O sangue é vermelho e corre em nossas veias. Logo, nos impulsiona com a vida e para a vida. O vermelho é vida!  Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo. A pessoa que se veste ou tem preferência pela cor vermelha revela determinação na busca de seus ideais. Está disposta a lutar bravamente para resgatar algo ou alguém, pouco se importando se tiver de invadir territórios ou enfrentar oposições.

ROSA: Significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres. O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro.
Combinando-se o rosa com outras cores mais escuras, como azul escuro, verde escuro, preto ou cinza, adiciona força e sofisticação para rosa. A pessoa que veste rosa ou sente atração por essa cor revela ser delicada, discreta, otimista e sonhadora. Gosta de ajudar as pessoas e sempre procura cumprir os seus ideais. No amor, aguarda a chegada do príncipe encantado.
 AZUL: O Céu é azul, o mar é azul, a tranquilidade e proteção são azuis. O azul traz proteção e espiritualidade. Todas as suas variações trazem tranquilidade ajudando a dormir e aliviando o estresse, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade. É a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes. A pessoa que veste azul ou sente atração por essa cor tem necessidade de estar entre amigos e ser o centro das atenções. Tem sempre algo diferente ou interessante para comunicar e consegue fazer boas limpezas no emocional de outras pessoas. É deslumbrante, envolvente e fica sempre acima de qualquer mesquinharia ou mexericos. 
LARANJA: É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto. O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha, e é propensa para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso. A pessoa que veste laranja ou sente atração por essa cor é criativa, extrovertida, e baladeira. Adora uma curtição e seu bom humor sempre atrai novos amigos.
ROXO: Significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. Simboliza respeito, dignidade, devoção, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação. A pessoa que veste ou sente atração por essa cor, é popular entre os amigos, é uma líder nata. Com certo ar de mistério em sua personalidade, não gosta de rotina e sempre procura novos lugares e pessoas para conhecer.
 BRANCO: Transmite paz, calma, pureza. Repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.  Representa o amor divino, estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade. A pessoa que veste ou sente atração por essa cor, é maleável  e flexível, é uma pessoa delicada e sabe agir com segurança. Em momentos difíceis, mantém a calma e a serenidade.
 PRETO: É a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina. Transmite introspecção, favorece a auto análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Combina perfeitamente com outras cores.
A pessoa que veste ou sente atração por essa cor, é corajosa, desafiadora e até um pouco teimosa. Quando toma uma decisão, não muda de jeito algum, mas tem requinte e bom gosto de sobra para ser exigente desse jeito